Os municípios de Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Patrocínio e Lagamar vão receber R$ 180 mil de uma empresa de fertilizantes para o desenvolvimento de ações de combate ao coronavírus.
A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também devem receber parte do montante. A informação foi anunciada pela companhia nesta segunda-feira (4).
De acordo com a empresa Yara, o valor faz parte de um total de R$ 1 milhão doados para combater a pandemia no Brasil. No Alto Paranaíba, as doações estão sendo coordenadas pela direção do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS) e do Complexo Mineral de Lagamar.
“As doações são de extrema importância porque garantem a continuidade dos trabalhos para reduzir os impactos desta pandemia na nossa região. A Yara tem o objetivo de contribuir com todas as comunidades onde atua para que suas operações sejam sustentáveis e realizadas também em conjunto com a população na qual estamos inseridos”, afirmou David Crispim, gerente do CMISS.
As quatro cidades somam mais de 170 casos de Covid-19 em investigação, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado nesta terça-feira (5).
Ações
Segundo a companhia, em Serra do Salitre foi feita parceria com o Rotary Club e a Secretaria Municipal de Saúde para confecção de 9.500 máscaras de tecido. A Yara comprará o material e os equipamentos serão fabricados por costureiras do município.
Ainda segundo a empresa, as máscaras serão doadas para população da cidade, com prioridade para pessoas do grupo de risco, como idosos e moradores com comorbidades. Outra motivação da ação é o fomento da economia com geração de renda para as costureiras que fabricarão os equipamentos.
Nas demais cidades, o dinheiro doado deve ser utilizado na compra de testes rápidos e equipamentos de proteção para os profissionais da área da saúde.